Imagens do Presépio Madre de Deus
Serviram como modelo de observação rigorosa, tanto no desenho como na utilização da cor.
Pintura executada com lápis de cor sobre papel e colada em cartão.
Pormenores dos trabalhos executados pelos alunos.
Fica agora aqui ,registado todo o processo de realização, utilizado para a concretização deste projecto.
Uma caixa de cartão, foi a estrutura para a realização do presépio. A reutilização de materiais que já não têm utilidade, são uma constante do nosso trabalho
O objectivo deste projecto, foi tentar fazer uma réplica do Presépio do Convento Madre de Deus, que se encontra no actual Museu Nacional do Azulejo em Lisboa.
Sendo talvez, o mais belo presépio português e um dos maiores executados no território nacional, o núcleo da Madre de Deus é um exemplo eloquente da mestria dos artistas que trabalhavam o barro, ente o final do século XVII e o início do século XVIII. Obra associada a António Ferreira - ainda que, provavelmente, aí tenha trabalhado o seu pai, Dionísio Ferreira – de um dos seus presépio disse Machado de Castro “é uma peça de grande valor e estima, assim pela composição e verdade dos objectos, como pela graça e toque incomparável com que são executados”.
Sendo talvez, o mais belo presépio português e um dos maiores executados no território nacional, o núcleo da Madre de Deus é um exemplo eloquente da mestria dos artistas que trabalhavam o barro, ente o final do século XVII e o início do século XVIII. Obra associada a António Ferreira - ainda que, provavelmente, aí tenha trabalhado o seu pai, Dionísio Ferreira – de um dos seus presépio disse Machado de Castro “é uma peça de grande valor e estima, assim pela composição e verdade dos objectos, como pela graça e toque incomparável com que são executados”.
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