Porquê a escolha de obras de ESCHER?







ESCHER e a MATEMÁTICA





Os trabalhos de Escher, constroem-se em grande parte, sobre o fascínio por alguns objetos e conceitos matemáticos(infinito, sólidos platónicos, rotações, simetrias, translações...). Não é pois de espantar que a sua obra tenha chamado à atenção de alguns matemáticos como, Penrose e Coxeter. Este último, nota que ...a qualidade estética da sua obra enriquece a dimensão Matemática da lógica, da geometria e do paradoxo e é por ela enriquecida...(1988, cit. in Martinho, 1996). Contudo parece-nos importante referir que Escher nunca teve formação em Matemática. De acordo com a bibliografia consultada, parece ter sido um aluno relativamente fraco a matemática. Aliás, como o próprio Escher referiu várias vezes, não se considerava um matemático. O que não o impedia de reconhecer a próximidade do seu trabalho à Matemática:




...apesar de não possuir qualquer conhecimento ou treino nas ciências exatas, sinto muitas vezes que tenho mais em comum com os matemáticos do que com os meus colegas artistas... (1967, cit. in APM,1998,p.9)



Digamos que Escher se situa algures entre a Arte e a Matemática, e que a sua obra concilia de forma extraordinária estes dois universos, o Artístico e o Matemático.

(retirado do site: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminário/escher/escher1.html )















































O resultado é agradável,equilibrado e adequado à personalidade em causa. O uso da cor, da luz e dos outros elementos visuais, foram escolhidos para criar este ambiente.

Agora entendes-te o porquê do uso destes desenhos de Escher?

Proponho-te uma visita ao mundo de Escher, pois concerteza vais gostar e ter uma ótima surpresa............

Sem comentários: