DIA DO PATRONO 2013




FRANCISCO GOMES TEIXEIRA



Comemoração do nascimento de FRANCISCO GOMES TEIXEIRA, patrono da escola básica, Gomes Teixeira - 28 de janeiro de 1851




Mais um ano se passou e voltamos a comemorar este dia, tão importante para  todos os que nesta escola partilham um percurso de vida....

Como sempre, queremos ser inovadores e criativos, dando neste dia, uma imagem da nossa escola ,de festa e celebração, convidando todos a festejar. Assim colocou-se-me uma questão: o que fazer, para acrescentar/enriquecer a programação deste dia?







 E.... foi assim, que propus aos meus alunos (6ºA) fazermos um retrato do patrono de grande formato, utilizando A LINHA como elemento principal e as cores neutras; o branco como base do suporte, o preto e os cinzentos, obtendo assim uma gama gradual de claros e escuros que nos ajudaram a criar as formas.


Seguem-se imagens dos alunos a executarem esta obra "artística" e o processo técnico utilizado para criar o retrato do patrono.




Através da ampliação da imagem, os alunos marcam as linhas mais importantes com o lápis de grafite.


Fazem-se experiências, para ver qual a melhor opção das técnicas a utilizar.



Tendo como recurso a recuperação de materiais já utilizados, cortam-se tiras de papéis variados com  cores já selecionadas de várias larguras.



O retrato começa a aparecer......
Vão-se preenchendo desta forma os espaços com as LINHAS de várias larguras, adaptando-as às formas criando volumetrias, através do claro/escuro.




Por ser um trabalho diferente do habitual, os alunos ficam tão entusiasmados, que  vêm trabalhar sempre que estão disponíveis.




Cortar e colar as tiras dos vários papéis recuperados, são tarefas que se fazem com vontade. O resultado final é estímulante!




Mais uns pormenores ....e.....está quase pronto!      É precisa muita concentração para não errar......







E finalmente, todos ficam entusiasmados com esta OBRA visualmente magnífica.

Como professora dos alunos que comigo partilharam  a realização destas atividades, sinto-me muito feliz por ter proporcionado momentos de sensibilização ao mundo da ARTE e experiências que não serão esquecidas.

Sem comentários: